sexta-feira, 25 de julho de 2014

Artigo: 5 dicas para ter sucesso no e-mail marketing

Se você der um piano para um médico, ele não tocará uma bela música, mesmo se for um piano bonito e caro. Ou seja, não adianta ter uma boa ferramenta, se você não souber como usá-la.

O e-mail pode ser um ótimo aliado para gerar novos negócios para sua empresa, e reter os atuais clientes. Usar a comunicação por e-mail de maneira incorreta, porém, só lhe gerará custos e frustração.

E qual a maneira correta?

A maneira correta depende do objeto do seu negócio e do seu público-alvo potencial. Como existem ilimitadas variações, o melhor é você refletir sobre algumas dicas, e aproveitá-las da melhor forma, adaptando para a realidade de suas necessidades:

Dica 1: Não desperdice os contatos de e-mail que sua empresa recebe
Quando sua empresa receber contatos via e-mail, certifique-se de armazenar e classificar o endereço de e-mail do remetente. Você tem um contato qualificado em suas mãos, para o qual você pode apresentar os principais produtos de sua empresa e eventualmente enviar boletins. Não desperdice isso. Se a pessoa entrou em contato com você, possivelmente ela está interessada em seu produto, e isso aumenta muito as chances de sua comunicação ser produtiva.

Dica 2: Formulário de inscrição
Deve haver em seu site um canal destacado e de fácil acesso para receber inscrições de pessoas interessadas em obter mais informações sobre sua empresa. Mesmo tendo um volume pequeno de inscrições, ao longo do tempo você terá uma boa quantidade de contatos e se beneficiará cada vez mais disso em suas comunicações por e-mail.

Dica 3: Sempre use um formulário de inscrição em suas campanhas publicitárias na Internet
Sempre que você fizer campanhas publicitárias usando banners ou outros tipos que fomentem a visitação de uma determinada página de seu site, aproveite para colocar na página de entrada da campanha publicitária (landing page) um formulário de inscrição. Não perca essa oportunidade. Muitas pessoas verão essa página e essa é a melhor chance para você incrementar sua base de contatos.

Dica 4: Não abuse da comunicação
Use o bom senso na sua comunicação por e-mail. Dependendo do tipo de produto que você oferece, pode não ser conveniente enviar e-mails 3 vezes por semana. Dependendo do caso, uma vez por mês é o adequado. Se você enviar muitos e-mails para sua base de contatos sem nada a agregar, sempre oferecendo as mesmas coisas, a tendência é que seus contatos comecem a lhe bloquear ou se descadastrem de sua lista.

Dica 5: Cuide de sua lista de e-mails
Muitas pessoas que se inscrevem fornecem e-mails inválidos, e muitos e-mails deixam de ser usados ao longo do tempo. Há ainda os contatos que se descadastram, e que devem ser respeitados. Leve a sério a manutenção de sua lista. Enviar mensagens para e-mails que não existem mais ou que não querem receber mais seus informativos só lhe gerará custos extras e frustração. Mantenha sua base de e-mails sempre atualizada, dessa forma suas comunicações serão processadas mais rapidamente, você poderá mensurar mais precisamente o retorno, e seus custos serão menores.

Se você gostou dessas dicas, compartilhe!

Se quiser conhecer algumas ferramentas de marketing digital que podem potencializar suas ações de divulgação, acesse o site da
LinkWS - www.linkws.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados