quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Existe receita para ter muitos acessos no seu site?

O site de uma empresa tem objetivos peculiares ao negócio que representa. Algumas empresas o utilizam como um canal direto de vendas, outras focam em uma linha mais institucional, apenas para apresentar os produtos e se comunicar de alguma forma com os clientes. O que todo(a) proprietário(a) de site quer, no entanto, é que ele seja bem acessado.
O grande desafio é conseguir acessos relevantes, ou seja, de gente que realmente está procurando pelo conteúdo que seu site possui, e conseguir isso com um investimento viável.



NEM SEMPRE MUITOS ACESSOS SIGNIFICA SUCESSO

VIABILIDADE
Você pode pagar R$ 3,00 por um clique em um grande distribuidor de anúncios, por exemplo, e terá muitos e muitos visitantes em seu site. A questão é: É viável pagar R$ 3,00 por uma visita, que provavelmente só acarretará em uma venda para 1% ou 2% dos visitantes (talvez menos)?

QUALIDADE DA VISITA
Existem parcerias ou ações que geram visitas em seu site, mas essas visitas são completamente inúteis. Fazer uma parceria ou pagar para seu site abrir em uma janela não solicitada (pop-up) terá, muito provavelmente, um dos piores índices de retorno. Seu site registrará muitas visitas, afinal, ele está sendo aberto cada vez que o pop-up é exibido, mas as pessoas não estão interessadas nele. Existe um grupo muito restrito de serviços e produtos que pode colher algum benefício desse tipo de publicidade, como por exemplo produtos que tem público-alvo extremamente vasto.

PRINCIPAIS FORMAS DE GERAR VISITAS EM SEU SITE

As principais ações para trabalhar a popularidade de seu site são bem conhecidas. O esforço que você deve empregar em cada uma delas é o grande desafio que você terá que enfrentar, e vai depender do tipo de conteúdo de seu site e de seus objetivos para ele.

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO RELEVANTE
Esse é sem dúvida a forma mais barata e consistente de se obter visitas. Publicar conteúdo sobre seus produtos e serviços, assim como artigos relevantes ao seu público-alvo. Esse conteúdo pode estar concentrado em seu site oficial, ou espalhado também em canais secundários, como fóruns, blogs e redes sociais.

Prós: Gera visitas de pessoas que estão buscando pelo conteúdo que você oferece. O custo é baixo.
Contras:  Produzir conteúdo de qualidade pode ser mais difícil do que parece. O resultado é de longo prazo. Exige disciplina e grande volume para trazer resultados realmente relevantes.

 

E-MAIL MARKETING
O e-mail marketing funciona atualmente mais como uma ferramenta de retenção do que de prospecção, mas continua sendo um meio muito importante e eficiente de publicidade.

A melhor forma de se obter uma lista de e-mails é trabalhar com sua própria base de clientes. Sempre que possível, obtenha o e-mail de seus clientes. O custo para se reter um cliente é muitas vezes menor do que o de conseguir um novo, sendo assim, não desperdice a oportunidade de poder contatá-los periodicamente para divulgar novidades e promoções de sua empresa.

Inserir um formulário de inscrição em seu site pode ajudar a acelerar o crescimento de sua lista de e-mails. Os visitantes de seu site, mesmo que não se tornem clientes de imediato, podem ter interesse em receber informações sobre seus produtos, e isso pode gerar negócios no futuro.

Evite trabalhar com listas de e-mails obtidas ou compradas. Normalmente a imensa maioria desses e-mails são inválidos. Note também que essas pessoas, em sua grande maioria, não são o seu público-alvo, sendo assim, os resultados tende a não ser tão interessantes, e SPAM é uma das coisas que mais aborrecem as pessoas, podendo inclusive gerar uma publicidade negativa para seu negócio.

 

BANNERS E ANÚNCIOS EM SITES
Essa é uma das formas mais interessantes de publicidade. O problema é que esse tipo de publicidade costuma ser caro e você tem que saber medir bem o investimento e trabalhar muito bem com os textos e imagens dos anúncios para conseguir ter um resultado positivo.

Alguns serviços oferecem opções de geolocalização, ou seja, seus anúncios aparecerão apenas para pessoas de uma certa cidade ou estado, além de outros elementos que podem maximizar a eficiência de seus anúncios.

Ao investir nesse tipo de publicidade, sempre procure trabalhar com anúncios variados e faça análises de resultado para tentar usar sempre o conteúdo que esteja dando mais resultados. Nesse tipo de anúncio, quanto mais rápido você quer obter visitantes, mais cara fica a campanha.

 

REDES SOCIAIS
Chegou a hora de investir também em redes sociais. A inserção de empresas no mundo das redes sociais foi amadurecendo aos poucos, uma vez que a maioria das redes sociais foi concebida para lidar com relações interpessoais.

A maioria das pessoas, atualmente, usam as redes sociais regularmente e isso pode ser uma oportunidade para prospectar e reter novos clientes. O grande desafio, nesse caso, é trabalhar bem o conteúdo que deve ser publicado, pois se você ficar o tempo todo fazendo apenas propaganda de seus produtos, isso provavelmente gerará desinteresse das pessoas, pois o ambiente de uma rede social muitas vezes não é adequado.

Nas redes sociais, é sensato dar preferência para a publicação de artigos, novidades relevantes e promoções.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As ações aqui descritas, claramente, não são uma receita para se obter muitos e muitos acessos em um site, até porque essa receita, na verdade, não existe. Ninguém tem uma fórmula para se obter muitos acessos em um site, com baixo custo. Esse é um caminho que você terá que trilhar, com esforço, estudo e dedicação, de acordo com seus objetivos e com o tipo de conteúdo de seu site.

O que temos nesse artigo são os principais ingredientes. Alguns são caros, outros são difícies de se obter, outros precisam de muito cuidado na medida senão podem estragar o prato. 

POR ONDE COMEÇAR

A seguir estão alguns links que podem lhe ajudar a encontrar os ingredientes certos para a receita de seu site:

Inclusão em engenhos de busca:
Google: http://www.google.com.br/intl/pt/add_url.html
Bing: http://www.bing.com/toolbox/submit-site-url

Hospedagem de site: 
LinkWS Host: http://www.linkws.com/br/host/index.htm

E-mail marketing:
Carteiro Online: http://carteiroonline.com.br

Banners e anúncios:
AnunciAD: http://www.anunciad.com.br 

Redes sociais
Facebook: http://www.facebook.com.br
Twitter: http://www.twitter.com 
Google +: https://plus.google.com/ 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados